Nos serviços hospitalares, excelência é sinônimo de cura e mais saúde para os pacientes. Por isso, o Hospital Regional Alto Vale mantém um trabalho constante de monitoramento de indicadores e melhoria de processos, coordenado por um setor específico para esse fim. Trabalho este que ganha agora um destaque especial na passagem do Dia Mundial da Qualidade, 13 de novembro.

A gestão da qualidade tem como missão assegurar a qualidade na assistência, a segurança do paciente e a melhoria dos processos institucionais. E para reforçar essa proposta, o hospital promove a Semana Mundial da Qualidade 2025, entre 10 a 14 de novembro, com o tema “Qualidade: pense diferente”, convidando à reflexão sobre novas abordagens para a gestão da qualidade.

Para isso, atua com os seguintes objetivos: promover a padronização e a melhoria contínua dos processos; fortalecer a cultura de segurança do paciente; assegurar o cumprimento dos requisitos de acreditação e regulamentação sanitária; fomentar a integração entre as áreas assistenciais, administrativas e de apoio; estimular a gestão por indicadores; valorizar o desenvolvimento dos colaboradores; garantir a sustentabilidade institucional.

Marco na qualidade: Acreditação ONA 3 atesta excelência

A gestão da qualidade alcançou em 2025 mais um marco de evolução dos serviços: Acreditação ONA 3,  Nível Excelência. Este é o mais alto reconhecimento da Organização Nacional de Acreditação (ONA) para instituições de saúde no país. A certificação é dada a quem alcança os mais elevados padrões de segurança do paciente, gestão integrada de processos e excelência em gestão institucional.

De acordo com a Coordenadora de Gestão da Qualidade do Hospital, Kelly Christen Baad, esse trabalho tem impacto direto e positivo no atendimento aos pacientes e seus familiares. “Este trabalho resulta em atendimentos mais seguros, humanizados e resolutivos. Um dos pilares é o cuidado centrado na pessoa, que orienta todas as ações institucionais e valoriza a escuta ativa, o respeito e a corresponsabilidade no processo de cuidado. Nesse contexto, o HRAV implantou, por exemplo, o Comitê de Pacientes e Familiares, um espaço de diálogo e participação criado para fortalecer a parceria entre a instituição e a comunidade”, afirma a coordenadora.

Quem coordena e como funciona a Gestão da Qualidade no HRAV?

O setor de Gestão da Qualidade no Hospital Regional Alto Vale atua de forma integrada com todas as áreas da instituição. É composto por quatro profissionais que trabalham na Coordenação de Gestão da Qualidade, Gestão de Riscos, Analista de Gestão da Qualidade e Educação Corporativa.

Esse time é responsável por conduzir e apoiar o cumprimento dos requisitos da Acreditação ONA, além de promover a melhoria contínua dos processos e fortalecer a integração entre as áreas assistenciais, administrativas e de apoio.

A Gestão da Qualidade desenvolve programas, planos de ação e grupos de trabalho intersetoriais, que estimulam o engajamento das equipes e disseminam a cultura da segurança do paciente em todos os níveis da organização. Entre suas atribuições estão o monitoramento de indicadores de desempenho, o apoio às comissões internas, a gestão de riscos institucionais e a promoção de capacitações por meio da Educação Corporativa.

Com essa estrutura, o HRAV mantém um modelo de gestão voltado ao objetivo da excelência, à segurança e à sustentabilidade dos processos, reafirmando seu compromisso com o cuidado centrado na pessoa e a qualidade dos serviços prestados à comunidade do Alto Vale do Itajaí.

Como posso te ajudar?