Hospital Regional Alto Vale celebra a magia do Natal com programação especial
O espírito natalino tomou conta dos corredores do Hospital Regional Alto Vale (HRAV) e transformou a rotina hospitalar em momentos de acolhimento, fé, música e emoção. Durante o mês de dezembro, pacientes, acompanhantes e colaboradores foram envolvidos por uma programação especial de Natal, marcada por gestos de carinho, apresentações culturais e a presença simbólica do Papai Noel.
A iniciativa foi organizada pelo Grupo de Voluntários do HRAV, que preparou uma agenda diversificada para levar leveza e esperança a quem vive dias de cuidado dentro do hospital. Cantatas natalinas, apresentações musicais, celebração ecumênica, visitas nas alas e entrega de presentes fizeram parte das ações.
“É um momento de agradecer e celebrar, além de levar aos pacientes do HRAV a magia do Natal. E, claro, presentear, em especial, os colaboradores que se dedicam incansavelmente para salvar e preservar vidas”, destacou a assistente social Beatriz Sardá, reforçando o propósito da ação solidária.
Programação de Natal HRAV 2025
A programação começou no dia 11 de dezembro, com a apresentação do Coral Canto Art, da Igreja Evangélica Luterana, que percorreu todos os andares levando música e mensagens de esperança. No dia 16 de dezembro, a Oncologia recebeu a apresentação de cânticos natalinos com Eno e Lisete Weiss. Já no dia 17 de dezembro, o hospital viveu um dia intenso de celebrações: apresentação musical com Baby, celebração de Natal com o Bispo Dom Adalberto Donadelli Jr., além da apresentação do Coral Vozes da Esperança.
Ainda no dia 17, aconteceu um dos momentos mais aguardados: a entrega das cestas natalinas aos colaboradores e voluntários, reforçando o reconhecimento e a gratidão pelo trabalho diário de cada um.
As ações seguiram no dia 19 de dezembro, com a apresentação da Família Fernandes nas alas de internação e oncologia. Já no dia 23 de dezembro, o Papai Noel fez visitas especiais às em todos os andares, entregando mimos aos pacientes, além da Festa Natalina Pediátrica, com brinquedos e momentos de alegria na pediatria.
Encerrando a programação, no dia 24 de dezembro, o Grupo Mãos que Acolhem, em parceria com a ASA, promoveu atividades com brinquedos e ações que reforçam a ideia de que carinho e cuidado também fazem parte do processo de cura.
Natal que acolhe e transforma
Mais do que uma programação festiva, as ações natalinas no HRAV reforçam o compromisso do hospital com o cuidado humanizado. Em meio a diagnósticos, tratamentos e desafios, o Natal chegou como um abraço coletivo, lembrando que empatia, solidariedade e amor também salvam e transformam vidas.







