O Novembro Azul é um movimento internacional que destaca não só a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de próstata, mas a saúde integral do homem. O setor de Oncologia do Hospital Regional está alinhado ao movimento e reforça o compromisso com o acolhimento humanizado, o cuidado integral e a promoção de uma escuta atenta às necessidades de cada paciente.
A equipe multiprofissional do setor atua de forma integrada, oferecendo tratamentos oncológicos como: cirurgia, encaminhamento para radioterapia, hormonioterapia e quimioterapia. Além disso, mantém o suporte psicológico, social e nutricional, garantindo que cada paciente seja assistido em todas as dimensões do cuidado.
O tratamento da doença está alinhado ao bem-estar emocional de quem chega ou está no hospital com o diagnóstico, como destaca Genalize Lorenzetti, enfermeira responsável pela unidade de Oncologia. “Sabemos que muitos homens ainda enfrentam barreiras culturais e emocionais para buscar ajuda médica, por isso o acolhimento é essencial para promover confiança, empatia e cuidado contínuo.
Como prevenir o câncer de próstata
O câncer de próstata é o tipo mais comum entre os homens, depois do câncer de pele não melanoma. Com o diagnóstico precoce, a chance de cura é alta.
Na prática, a prevenção começa com o cuidado regular com a saúde e a realização dos exames de rastreamento, especialmente a partir dos 50 anos – ou dos 45 anos para homens com histórico familiar da doença ou fatores de risco.
Os principais exames preventivos são: Exame de sangue PSA (Antígeno Prostático Específico), que mede a quantidade de uma proteína produzida pela próstata e o Toque retal, que é um exame rápido e simples, permitindo ao médico avaliar o tamanho, a forma e a consistência da próstata. Esses exames, realizados em conjunto, são fundamentais para o diagnóstico precoce e para aumentar as chances de tratamento eficaz e menos agressivo.
Além disso, manter hábitos de vida saudáveis, como alimentação equilibrada, prática de atividades físicas, não fumar e evitar consumo excessivo de álcool, contribui para a prevenção não só do câncer de próstata, mas de várias outras doenças.
O Novembro Azul é, portanto, um convite à reflexão e à ação. “No setor de Oncologia, seguimos firmes no compromisso de acolher, tratar e apoiar cada paciente em sua jornada. Porque cuidar da saúde também é um ato de autocuidado, coragem, amor-próprio e responsabilidade”, destaca Genalize.


