O Outubro Rosa nos chama à conscientização sobre a prevenção do câncer de mama e do cuidado da saúde da mulher como um todo. No Alto Vale, a campanha ganha ainda mais significado já que o câncer de mama é uma das neoplasias malignas mais comuns. Exemplo disso são dos 1.279 atendimentos médicos deste tipo de câncer realizados no Hospital Regional de janeiro a setembro.

Com base nos dados do setor de oncologia do hospital, neste mesmo período foi realizado um total de 8.846 consultas gerais em oncologia. Foram 1.472 atendimentos em quimioterapia,  334 em hormonioterapia, e  3.098 aplicações de medicação oral, além de 454 infusões de medicação judicial. Todo esse trabalho resultou em 5.358 atendimentos no tratamento oncológico do início do ano até setembro.

De acordo com a enfermeira responsável pela unidade de oncologia, Genalize Lorenzetti, o setor tem um papel essencial não apenas no tratamento, mas também no acolhimento e no cuidado integral de cada paciente. “O atendimento humanizado é a base do nosso trabalho. Ouvir, compreender e estar presente em cada etapa do processo faz toda a diferença na jornada de quem enfrenta o câncer”, afirma Genalize.

As cidades da região que mais demandam atendimento em oncologia no Hospital Regional são Rio do Sul, Ituporanga, Taió, Ibirama e Pouso Redondo. 

Projetos buscam fortalecer o tratamento das mulheres

O cuidado pós-operatório tem grande impacto no tratamento de quem passou por cirurgia de câncer de mama. Por isso, o Hospital Regional desenvolve, por exemplo, o projeto Sutiã Amigo. Este trabalho promove a doação de sutiãs pós-cirúrgicos para pacientes em recuperação, especialmente mulheres em condições de vulnerabilidade social. É uma forma de dar mais conforto, segurança e suporte emocional para quem está em tratamento. 

Já o projeto Toucas e Lenços arrecada esses acessórios para pacientes que enfrentam um câncer. São itens que ajudam na proteção, no bem-estar e ainda valorizam a autoestima e a esperança das pacientes.

“Além da assistência técnica e clínica, os projetos de apoio e solidariedade desenvolvidos no setor reforçam o compromisso com o bem-estar físico e emocional dos pacientes. São ações que traduzem, na prática, o olhar sensível e o compromisso de toda a equipe em oferecer cuidado com empatia, respeito e dignidade”, conclui Genalize.

Como posso te ajudar?