Ministério credencia leitos da nova UTI do Hospital Regional

Ministério credencia leitos da nova UTI do Hospital Regional

Os 10 novos leitos da Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Regional de Rio do Sul foram habilitados nesta quarta-feira (12), conforme portaria n° 2.104, publicada no Diário Oficial da União (DOU). O presidente da Fundação de Saúde do Alto Vale do Itajaí, Osmar Peters, recebeu a comunicação da deputada federal, Carmen Zanotto, assim que saiu a publicação. Desde o dia 27 de julho, quanto a ala entrou em funcionamento, a parlamentar vinha gestionando no Ministério da Saúde a sua regularização. Foram contemplados ainda na mesma portaria os hospitais Santa Isabel com 25 e Santo Antônio com 10, ambos de Blumenau; Bethesda, de Joinville com 10; Sagrada Família, de São Bento do Sul com cinco; e Hélio Ortiz, de Curitibanos com três.

Peters adiantou que a deputada informou na última quinta-feira (7) que o Ministério da Saúde já havia encaminhado a minuta do contrato para publicação no DOU e que isso deveria ocorrer nos próximos dias. “A previsão se confirmou e hoje (quarta-feira) podemos dizer que finalmente a nova ala da UTI está credenciada”. O presidente da Fusavi observou que Carmen Zanotto teve papel importante neste processo. Esses novos leitos são destinados exclusivamente para receber pacientes com COVID-19, doença causada pelo novo coronavírus. “O contrato é válido por 90 dias, mas poderá ser prorrogado se houver necessidade”, acrescentou.

Com o credenciamento o hospital terá condições de receber os valores das diárias dos pacientes internados na nova ala. “Como são pessoas que permanecem por muito tempo o Ministério da Saúde estabeleceu R$ 1,6 mil”, explicou Peters. Para a implantação da nova UTI, foram repassados pelo ministério, através do Fundo Municipal de Saúde, o valor de R$ 1,5 milhão. Os recursos foram aplicados na aquisição de 20 leitos, monitores, entre outros equipamentos, com o Estado doando 10 respiradores.

Disk Emergências

(47) 3521-2000